Menu

Paraíso Alagoano: conheça as melhores praias, passeios e restaurantes de São Miguel dos Milagres

A cidade alagoana de São Miguel dos Milagres, ou apenas Milagres, vem ganhando cada vez mais visitantes de todos os cantos do Brasil e do mundo.

A pequena comunidade faz parte da chamada Rota Ecológica, trecho do litoral norte de Alagoas que encanta pela simplicidade, pousadas pitorescas e praias desertas, com lagoas naturais e coqueiros a perder de vista.

A vantagem de visitar São Miguel dos Milagres e a Rota Ecológica é que ainda é uma região pouco visitada por turistas, mantendo o ar de cidade do interior sem abrir mão da qualidade e da estrutura.

Quer conhecer um pouco mais sobre esse paraíso? A 4Trip te conta tudo. Vem com a gente!

Onde fica São Miguel dos Milagres?

No litoral norte de Alagoas, a 100 quilômetros de Maceió, fica São Miguel dos Milagres. Como o Aeroporto de Maceió é o mais próximo da cidade, muitos optam por voar para lá, mas outros também aproveitam a opção de ir pelo litoral de Pernambuco e voar até o Aeroporto de Recife por causa das belas praias da região.

Você pode planejar um roteiro que inclua as praias dos litorais de Pernambuco e Alagoas, incorporando Maragogi e Porto de Galinhas no roteiro, dependendo do tempo que você tem disponível e da sua programação.

O que fazer em São Miguel dos Milagres?

O fator-chave para o sucesso de Milagres é seu mar deslumbrante com suas lagoas naturais. Existem 5 praias na cidade, cada uma delas única, mas com a mesma beleza preservada.

Além de suas praias, São Miguel dos Milagres oferece uma variedade de oportunidades de lazer adicionais, incluindo passeios de buggy pela região, passeios de bicicleta ao longo da costa, passeios de jangada para as nascentes naturais da região e um mirante com vista para a água.

Quer saber mais sobre os passeios em São Miguel dos Milagres, clique aqui.

Todas as nossas recomendações de passeios em São Miguel dos Milagres estão aqui. Vem ver!

Praias de São Miguel dos Milagres

Praia de Porto da Rua

São Miguel dos Milagres tem uma espécie de “centro”, que é Porto da Rua. Praia longa e ladeada por coqueiros, forma várias piscinas naturais durante a maré baixa.

A água é acumulada entre os recifes, tornando-a uma excelente praia para crianças e um local perfeito para quem procura pequenas piscinas. O mar “retrai” na maré baixa, exigindo uma distância de vários metros para chegar à água.

Praia do Toque e suas piscinas naturais

Por ter sido pioneira no turismo regional, a praia do Toque é uma das mais conhecidas de São Miguel dos Milagres. A praia é normalmente tranquila e possui piscinas naturais acessíveis por meio de jangadas.

As piscinas do Toque são pouco frequentadas, apresentam excelente estado de conservação e não são frequentadas por grandes grupos de turistas.

Praia de São Miguel dos Milagres

Esta praia é a que deu nome à área. A Praia de São Miguel dos Milagres tem ondas relativamente calmas e rasas, e é cercada por coqueiros e restingas que podem ser vistas durante a maré baixa.

Da praia, você pode usar as jangadas para chegar às piscinas naturais ou passar o dia em um dos quiosques que ficam à beira d’água.

Na maré baixa, a paisagem da praia muda drasticamente e vale a pena ver. Os bancos de areia são sensacionais!

Praia do Riacho

A Praia do Riacho em Milagres é uma opção de praia bastante tranquila para quem busca alguma estrutura, pois é preciso caminhar por longas extensões de areia sem acesso a uma barraca.

Duas tendas, uma das quais é a Mi Casa, uma das áreas com maior arquitetura de praia de São Miguel dos Milagres, estão localizadas no centro da praia.

Praia do Marceneiro

A Praia do Marceneiro, uma longa praia com um lindo coqueiral e algumas barracas básicas, está quase completamente vazia e tem um litoral deslumbrante.

Excelente atividade diurna se você não gosta de multidões!

Passeios para fazer em São Miguel dos Milagres

Passeio de jangada pelas piscinas naturais

As piscinas naturais mais conhecidas de Milagres são as piscinas naturais da Praia de São Miguel dos Milagres e da Praia do Toque, mas ao percorrer a cidade, você notará que outras praias também oferecem o passeio, já que piscinas se formaram por toda parte ao longo deste litoral.

A melhor época para visitar a cidade é na maré baixa, quando o mar está mais baixo e as piscinas e restingas são visíveis, para ver tudo em todo o seu esplendor.

Passeio de buggy

As belezas do litoral alagoano podem ser descobertas em um passeio de buggy. Dependendo do desejo do cliente e do que as agências podem recomendar, a rota pode mudar.

Quer saber mais sobre os passeios de jangada e buggy, clique aqui.

Passeio da Associação do Peixe-Boi

A comunidade local e uma organização de proteção se uniram para criar a Associação do Peixe-Boi, um projeto de educação ambiental com sede em Porto de Pedras que visa conscientizar e promover a sobrevivência do peixe-boi, uma espécie de mamífero que já sofreu danos significativos da caça ao longo dos anos.

Um guia local está presente para o passeio, que é previamente agendado pela Associação Peixe-Boi.
O passeio começa com uma breve caminhada por passarelas construídas sobre os manguezais que circundam o Rio Tatuamunha. Em seguida, você embarcará em uma jangada e descerá o rio na esperança de avistar um peixe-boi em seu ambiente natural.

O peixe-boi é um tipo de mamífero que consome algas marinhas, gramíneas e outros alimentos naturais presentes nessa região do litoral alagoano. Essa área serve como uma espécie de berçário para essas espécies, onde os animais visitam por vontade própria e voltam para se alimentar.

O projeto inclui recintos enjaulados, como um aquário, onde residem alguns peixes-boi enquanto recebem tratamento ou cuidados adicionais até que estejam preparados para serem soltos mais uma vez, além de normalmente poder observar o animal livre, pastando ao longo do rio.

Pessoas de todas as idades vão achar esse tipo de passeio bem envolvente e custa apenas R$ 70! Não se esqueça de reservar sua visita com alguns dias de antecedência.

Restaurantes em São Miguel dos Milagres

A culinária de Milagres é excelente, com fartura de peixes e mariscos frescos, além de outras iguarias nordestinas como tapioca, carne de porco de sol e sucos de frutas de qualidade.

Você pode se surpreender com a qualidade dos restaurantes da cidade, considerando o quão básica e compacta é a área. Além disso, é importante observar que, mesmo fora da alta temporada, é necessário fazer reserva nos principais restaurantes de Milagres.

Por isso, se houver um determinado restaurante que você deseja visitar, tente se planejar com antecedência e faça sua reserva antes.

Veja a lista de restaurantes que separamos para você:

Patrícia Bistrô

Fica no jardim de uma casa bem ventilada e oferece uma variedade de comidas gostosas, com a sobremesa incluindo bolo de rolo grelhado e pastelzinho de entrada.

No Quintal

Receitas feitas com materiais usados na culinária do Nordeste.

Villa Milagres

A música ao vivo está frequentemente presente; é um lugar maravilhoso para consumir aperitivos e bebidas.

E aí, você já esteve em São Miguel dos Milagres ou na Rota Ecológica? Ficou alguma dúvida ou quer mais informações sobre os nossos passeios?

Entre em contato com a gente através desse link, vai ser um prazer falar com você!

Estamos te esperando.

Deixe uma mensagem